"Há sete anos presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), João Machado acredita haver margem de crescimento na actividade agrícola nacional, mas admite que haverá cada vez mais terrenos abandonados se a política não mudar. No entanto, assume como a maior preocupação do momento a definição política da estratégia portuguesa para o período 2007-2013.João Machado admite que a agricultura portuguesa será capaz de sobreviver sem apoios comunitários após 2013, mas, até lá, está preocupado com o destino que as novas verbas terão na agricultura portuguesa. Por um lado, não quer ver repetidas no futuro as devoluções de dinheiro que Portugal tem feito a Bruxelas e, por outro, quer garantir para os agricultores portugueses condições de competitividade que lhes permitam actuar no mercado em igualdade de circunstâncias, nomeadamente, em relação aos seus colegas espanhóis. Em sua opinião, a equivalência dos factores concorrenciais só será possível com ajudas para suportar, sobretudo, custos de produção, como a electricidade e o gasóleo."
sexta-feira, 19 de outubro de 2007
terça-feira, 2 de outubro de 2007
As principais características e problemas na agricultura
Neste novo ano,11º, começámos a dar em Geografia a agricultura, as suas características e principalmente os seus problemas.
Sobre as suas características, falámos principalmente sobre o sistema agrário das diferentes regiões agrárias(EntreDouro e Minho, Trás-os-Montes, Beira Litoral, Beira Interior, Ribatejo e Oeste, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira). Quanto às suas características do sistema agrário destas regiões, recolhemos informações sobre o tipo de agricultura, estrutura fundiária, culturas temporárias, culturas permanentes, criação do gado e formas de exploração.
Além disto falámos do espaço agrário que é constituído pelo espaço agrícola e pela superfície agrícola utilizada(SAU), das formas de exploração da SAU que são por conta própria e por arrendamento, sobre os vários elementos que caracterizam as paisagens e sobre os factores condicionantes da agricultura que podem ser tanto físicos como humanos.
Agora, relativamente aos principais problemas da agricultura, podemos dizer que um dos principais problemas é que os agricultores mais experientes estão em minoria e os novos agricultores mesmo tendo sido bem instruídos, não têm a experiência prática para cuidar tão bem dos seus campos como os agricultores mais experientes.
Além disto, outro grande problema da agricultura é a falta de comunicação entre o ministro da agricultura e os agricultores para achar soluções que ambos concordem e que beneficie a todos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)