segunda-feira, 3 de dezembro de 2007
Correcção do Teste de Geografia
1.2) A maioria dos agricultores, em Portugal, enquanto trabalham na agricultura, também tem outros trabalhos, ou seja, praticam a pluriactividade para terem mais pluri-rendimento pois a agricultura por vezes não chega como fonte de rendimento.
1.3) A PAC foi criada para corrigir e melhorar certos aspectos na agricultura como incrementar a produtividade da agricultura, dar um bom nível de vida aos agricultores, garantir a segurança dos abastecimentos, estabilizar o mercado e por último reduzir os preços dos produtos para o consumidor.
1.4) As reformas da PAC nos anos 80 tinham como objectivo a diminuição da produção, pois existia um excesso da mesma. Para isso, a PAC implementou o sistema de quotas, que delimita a produção de cada país e também fomentou para as reformas antecipadas dos agricultores mais velhos.
1.5) Os objectivos desta nova reforma era aumentar a competitividade da U.E. para o resto do Mundo, ter uma agricultura sem criar problemas ambientais, promover a distribuição e comercialização dos produtos, “melhorar” os recursos humanos e também melhorar a qualidade de vida da população agrícola.
domingo, 25 de novembro de 2007
População residente no Norte e no Porto
Após a construção do gráfico, podemos observar, que entre 2000 e
O Porto em 6 anos perdeu cerca de 35.000 habitantes o que é um valor bastante considerável. No entanto, o Norte, em 6 anos ganhou cerca de 100.000 habitantes.
As razões possíveis para estes dados, prendem-se possivelmente com o facto de cada vez mais as pessoas saírem das grandes cidades para a periferia, especialmente por questões económicas, já que a habitação é muito cara, o que levas as pessoas a terem de procurar preços mais reduzidos na periferia.
Por outro lado, cada vez mais as pessoas, procuram as cidades mais pequenas para viver, pois a qualidade de vida é superior à das grandes cidades, já que estas, na generalidade já possuem todas as infra-estruturas necessárias à satisfação das suas necessidades (tanto as primárias como as supérfluas), apresentado no entanto menos tráfego rodoviário, mais espaços verdes e menos criminalidade, o que são factores importantes para uma boa qualidade de vida.
Fonte: www.ine.pt